Polícia Civil: autorizado concurso com 394 vagas

Polícia Civil: autorizado concurso com 394 vagas
Avalie nosso site

Editais do novo concurso da Polícia Civil, com oportunidades de nível superior, serão lançados ainda este ano. O governador ainda liberou chances para remanescentes.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, autorizou,  no último dia 16 de maio, o preenchimento de 673 vagas na  Polícia Civil do Estado (PC/SC), sendo 279 para convocação de remanescentes de concursos já realizados e mais 394 oportunidades para a realização de novo certame. Destas, 200 são para o cargo de agente de polícia e 194 para escrivães. Nos dois casos, para concorrer será necessário possuir curso de nível superior e carteira de habilitação.

As remunerações iniciais ainda serão confirmadas, mas a publicação do edital está prevista para ocorrer em meados do segundo semestre.

As 279 oportunidades para remanescentes são para os cargos de agente de polícia civil (234) e delegado de polícia (45)

Quem pretende participar do novo concurso já pode dar início aos estudos, tendo como base as seleções anteriores realizadas para os respectivos cargos.

No caso de agente, o último concurso da Polícia Civil ocorreu em 2014, contando com remuneração inicial de R$ 3.842,20, na ocasião, enquanto para escrivão, o último ocorreu em 2010.

Nos dois casos, a banca foi a Acafe e a seleção contou com cinco fases, incluindo provas objetivas, testes de capacidade física, avaliação psicológica vocacionada, investigação social e exame toxicológico.

Provas

Na parte objetiva foram 80 questões, sendo 40 de noções de direito, dez de legislação institucional, 20 de língua portuguesa e dez de noções de informática.

Para escrivão foram 50 de conhecimentos específicos e 30 de conhecimentos gerais.

Em conhecimentos específicos foram dez sobre o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina e do Grupo de Segurança Pública e 40 de noções de direito, incluindo direitos constitucional, administrativo, penal, processual penal e direito humanos.

Das 30 questões de conhecimentos gerais, 20 foram sobre língua portuguesa e dez de noções de informática.
Fonte:jcconcursos